
O grupo Guaçatom surgiu em 1994 durante as atividades musicais do Centro Juvenil da OSC Associação Filantrópica Criança Feliz oferecidas para a comunidade de baixa renda de Caucaia do Alto (Cotia/SP). O Guaçatom, considerado um dos mais destacados projetos sociais da região Sudeste do país vem divulgando a cultura musical brasileira no Brasil e exterior (França, Itália, Taiwan, Suiça) através de espetáculos e oficinas musicais.
A OSC Associação Filantrópica Criança Feliz foi fundada em 1985 e é dirigida pelo Prof. Dr Paul Ledergerber, com apoio da Verein zur Förderung Kinderkrippe bei São Paulo- Brasilien e colaboradores.
O Guaçatom, cujo nome é inspirado numa planta (guaçatonga) da região da Mata Atlântica usada para fins fitoterápicos, utiliza uma linguagem permeada pela tradição dos ritmos e melodias da cultura popular brasileira e pela experimentação, desenvolvendo a exploração de objetos sonoros, a percussão corporal e a improvisação. Nos ritmos do choro, frevo, maracatu, samba, forró, baião, ciranda, marcha, grandes compositores nacionais como Guerra Peixe, Pixinguinha, Villa Lobos, Egberto Gismonti, Luis Gonzaga, Edu Lobo, Jacob do Bandolim, Hermeto Pascoal são grandes referências no repertório dos jovens músicos.
O grupo é composto de 21 integrantes que cantam e tocam flautas transversais, flautas doces, sax, clarinetes, vibrafone, metalofone, percussão geral (zabumba, pandeiros, alfaias, caixas, surdos, objetos sonoros), percussão corporal, piano.
Equipe:
Isa Uehara (Direção musical)
Ana Paula Fabricio (Musicalização/Flauta doce)
Welington de Jesus (Musicalização/Percussão)
Paulo Oliveira (Sopros)
REDES SOCIAIS
Destaques
Em 2018 o "Guaçatom Subindo a Ladeira" é um dos semifinalistas nacionais da 13ª edição do Prêmio Itaú Unicef/Escola Integral 2018, dando continuidade ao projeto musical anterior.
Em 2017 o projeto musical "Guaçatom Subindo a Ladeira" foi selecionado como finalista regional na 12ª edição do Prêmio Itaú Unicef/Escola Integral 2017, uma parceria da Associação Filantrópica "Criança Feliz"& EM Prefeito Ivo M. Pires.
Além das ações externas com apresentações, intervenções e oficinas musicais nas escolas públicas de Cotia, o grupo Guaçatom apresentou-se em unidades do Sesc (Santos, Santo Amaro), além de outros eventos com parceria de Paulo Padilha, músico paulistano.
Em dezembro de 2016 participaram dos festejos natalinos (il Natale nel cuore) em Cerretto Guidi/Itália com as Folias de Reis em parceria com Trio Maria Fumaça (coord. Priscila Ribeiro). Palazzina dei cacciatori/ La vie dei presepi.
Em outubro de 2016 foram selecionados para o Festival Imagine - Brasil/França- Semifinal Regional –Jeunesses Musicales International (JMI)/ Projeto Guri/
Em 27 e 28 de fevereiro de 2016 participaram do FILC (Festival Internacional de Língua e Cultura) entre jovens artistas de 16 países – Centro Cultural da Turkia/Secretaria de Cultura do Estado SP - Auditório do Ibirapuera/SP
Em setembro de 2015 conquistaram pela segunda vez o 1º lugar no 3º Festival de Musicalização Orff 2015- Jog Vibratom.
Em abril de 2015 realizaram uma turnê pela Itália (comunas da Toscana), Suiça (Zurique,Wangs, Rapperlsvill), Espanha (Barcelona) apresentando-se em escolas, centros de cultura e praças públicas.
Em julho de 2014 realizaram apresentações na PUC e Ongs de Porto Alegre durante a 31ª Conferência Mundial de Educação Musical como convidados da ISME (International Society Music Education).
Em agosto de 2013 conquistaram o 1º lugar no I Festival de Musicalização ORFF 2013 promovido pela Jog Vibratom.
Realizaram uma intervenção musical na 30ª Bienal Internacional de SP na programação Diálogos e Provocações (setembro) e como convidados do Educativo.
Participaram da Mostra Brasil 2012 (maio) como um dos 7 selecionados do edital do CEPP (Centro de Estudos de Políticas Públicas) entre 19 a 24 de maio no Rio de Janeiro (Teatro Carlos Gomes, Praça Tiradentes e de dependências do Centro Histórico).
Realizaram uma turnê no exterior Itália (Florença, Pontedera, Empoli, Cerretto Guidi) e Suiça (Zurich, Berna, Wangs, Mels) de 17 abril a 03 de maio em centros de cultura, praças e escolas públicas.
Em 2011 realizaram a abertura do show de Arnaldo Antunes e Mariana Aydar no Auditório do Ibirapuera (externo) com a Orquestra Arte Viva, regência de Amilson Godoy.
Em 2011 shows de lançamento do segundo CD GUAÇATOM em Sesc's e centros culturais em SP.
Em 2011 lançamento do DVD "Uma canção para ajudar mais gente", participação na gravação com os vocais/instrumental e atuação para a Campanha do Fundo da Criança e do Adolescente do PNEF/ Ministério da Fazenda, sob direção de Celso Viáfora e Rafael Altério.
Em 2010 participaram da Série "Adoniran,100 anos na boca do povo" da TV Bandeirantes no centenário do compositor Adoniran Barbosa.
Em 2008 participaram das Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil com apresentação no Palácio de Convenções do Anhembi.
Em 2006 são selecionados pelo Edital/Música da Caixa Cultural (CEF).
Em 2005 são semi finalistas regional do Prêmio Itaú/Unicef.
Em 2003 foram selecionados pela Buddha's Ligth International Association para I Concurso Internacional de Música Budista em Taipei, obtendo o Prêmio de Melhor Estilo, além de divulgar a música brasileira em várias cidades de Taiwan/REPÚBLICA DA CHINA. No mesmo ano receberam o Prêmio Latino Americano Grupo Solidário São Domingos.
Em 2002 realizam um intercâmbio com estudantes da Itália, apresentando-se em comunas da Toscana. Em seguida seguem para Paris/FRANÇA com apresentações na Fête de la Music, Centro Cultura da China e Consulado Brasileiro.
Em 2002 fizeram a abertura da XV Conferência Mundial do IPA/Association for Child's Right to Play/ Unicef ) no Memorial da América Latina.
Em 2000 lançaram o 1º CD multicultural infantil. Gravaram a abertura do especial "Calendário do Som" na TV Cultura, convidados pelo músico Hermeto Pascoal.
Em 1997 o grupo foi selecionado para o 1º Encontro Latino Americano de Educação Musical em Salvador/Bahia.